Loja V/R I e II

Os projetos desta loja refletem todo o estudo e as análises de branding, reforçando a identidade da empresa com soluções de apresentação dos produtos e serviços.

Ficha Técnica

Loja V/R I e II

  • Autoria: I - Jéssica Meireles + Apê Arquitetura e Design; II - Jéssica Meireles
  • Ano: 2019 e 2020
  • Tipologia: Comercial Corporativo
  • Área Útil: 19,18m² e 44,88m²
  • Localização: Vitória da Conquista - BA

Uma das nossas primeiras determinações para o projeto desta primeira loja foi a elevação de uma nova parede, para garantir que quem adentre à loja não visualize a escada de acesso ao mezanino e a área de manutenção. A partir desta delimitação, conseguimos dispor também provadores e balcão de pagamentos.

Buscando menor visibilidade do acesso à área dos funcionários, utilizamos espelhos bisotados que revestem toda a parede, considerando a medida da porta para gerar este dimensionamento bem particular em sua diagramação. E por que espelho? Ah… isso vocês já sabem! A gente gostaria de trazer aquela sensação de amplitude/profundidade.

A definição desta fachada ocorreu a partir da necessidade de flexibilização para a vitrine. Desta forma, optamos por um visual mais clean, que permitisse diferentes apresentações de acordo com as datas comemorativas.

Assim, trouxemos a identidade visual para dentro do espaço, fazendo uso de uma fachada totalmente envidraçada, que chamasse atenção para, além da vitrine, o interior da loja e suas mercadorias.

Seguindo as características da marca, optamos pelo uso do tom rosé para a escolha de tintas e revestimentos. Como complemento, fizemos uso da cor branca, que aqui aparece nos elementos de revestimento (tipo marmorizado) e mobiliário. Para a escolha dos metais dos mobiliários, optamos pelo rosé gold, já relacionando à marca. E por falar em sofisticação, não podemos deixar de falar do balcão preto, né?!

As araras são bem modernas e foram pensadas para formas de dispor, permitindo o posicionamento dos cabides em diferentes alturas e sentidos, fazendo com que vitrine e araras possuam flexibilidade em sua disposição e apresentação.

No projeto da segunda loja, demos seguimento a um novo conceito, mas com a mesma essência!

Um princípio importante para o projeto desta loja de roupas femininas foi a exibição dos produtos, aliada às áreas de circulação e apoio. Aqui trabalhamos a ideia de circuito de interesses, com diferentes formas de dispor mercadorias, de maneira que os clientes sigam pelo espaço a partir do interesse despertado. Pensamos em expositores em formato de arara, mas também de prateleiras para outras mercadorias além das roupas.

A maneira modular de como projetamos estes expositores permitiu a inserção de elementos como, por exemplo, um espelho de corpo inteiro (para visualização além da área de provadores) e um pegboard para acessórios (junto ao caixa).

A iluminação, a sinalização e as circulações aqui foram pensadas em conjunto para obtermos melhor resultado. Além disso, todo o design da loja foi pensado para reforçar a imagem da marca.

Que tal um projeto pensado pra você?

Jéssica Meireles

Arquiteta e Urbanista
CAU A122705-0

Tags:

  • #Arquitetura
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  • #Projeto
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